quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pilões

A cidade de Pilões é uma das cidades do brejo paraibano localizada na mesorregião do Agreste Paraibano. Limita-se ao norte com Serraria, ao sul com Areia, a leste com Pilõezinhos e Cuitegí, e ao oeste com Areia e Serraria.

As primeiras notícias registradas sobre Pilões datam de 1716, com a dotação de uma sesmaria de 09 léguas que iniciava no Rio Araçagi Mirim e terminava na região do Curimataú.

Segundo alguns relatos, duas famílias são fundadores da cidade de Pilões. As famílias Arouxas e Abreu, no entanto, não há registros que possam comprovar esse fato.

Em 1815, com a criação do município de Areia, Pilões passa a lhe pertencer, desmembrando-se de Mamanguape.

Registros de 1818 apontam alguns colonizadores da comunidade: João Crisóstomo, José Leandro Correia, Rufo Correia Lima, Antônio José da Cunha, quase todos procedentes de Mamanguape.

A Corografia de Beaurepaire Roham, de 1860, identifica Pilões como distrito de Areia, já possuindo uma capela, sua primeira construção. A capela tornou-se a matriz da freguesia criada em 1876.

Em 1884 é fundada a primeira escola para meninos.

Em 20 de agosto de 1953, Pilões consegue sua emancipação política. O primeiro prefeito nomeado foi o Sr. Amando Xavier Pereira da Cunha e, o primeiro prefeito eleito foi o Sr. Hermes Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário